[FUSEX] - Dicas e Mementos
A assistência médico-hospitalar à família militar tem sido uma das principais prioridades do Comando do Exército, que tem envidado esforços permanentes no sentido de melhorá-la e aperfeiçoá-la, seja na obtenção de recursos financeiros na esfera do governo federal, seja na aplicação judiciosa dos recursos disponibilizados e arrecadados. Importante fator para a manutenção do equilíbrio receita/despesa é o custo crescente da saúde em âmbito global, já que a inflação médica é muito superior à inflação oficial, em função da absorção de novas tecnologias de tratamento, bem como do aumento da expectativa de vida da população brasileira.
O Departamento-Geral do Pessoal, a fim de enfrentar estes desafios e de proporcionar o adequado atendimento aos beneficiários do Fundo de Saúde do Exército (FUSEx), dentre outras medidas, tem buscado a melhoria nos processos gerenciais, com a implantação de sistemas informatizados de repasse de recursos e encaminhamentos, a revisão da legislação de assistência médico-hospitalar e o reequipamento e a modernização das Organizações Militares de Saúde. Cabe ressaltar que não tem havido contingenciamento de recursos do Fundo de Saúde do Exército (FUSEx) por parte do governo federal e que o montante arrecadado pelo Fundo é totalmente orientado e aplicado na assistência médico-hospitalar dos militares, pensionistas e seus dependentes. O Sistema de Atendimento Médico-hospitalar aos Militares do Exército, Pensionistas Militares e seus Dependentes (SAMMED) atende a cerca de 750 mil beneficiários em todo o território nacional, por intermédio de uma rede formada por 30 hospitais militares, 4 policlínicas e 28 postos médicos.
Dentre os atendidos pelo SAMMED, 570 mil também são beneficiários do FUSEX, que é uma fonte de recursos que se destina a complementar a assistência médico-hospitalar. Tal Fundo é gerido por 169 unidades gestoras, que atendem à família militar, ampliando o atendimento prestado pelo SAMMED por intermédio de uma rede de, aproximadamente, 6.573 Organizações Civis de Saúde e 3.367 Profissionais de Saúde Autônomos, contratados, conveniados ou credenciados, possuindo as seguintes características que o diferenciam dos planos de saúde existentes no mercado:
• inexistência de carência;
• não possui limite de prazo para internações hospitalares;
• não possui limite de prazo para internações em UTI;
• possui ampla cobertura de procedimentos;
• não restringe novas tecnologias, desde que necessárias e aprovadas pela Associação Médica Brasileira;
• proporciona atendimento odontológico;
• fornece órteses, próteses não odontológicas e artigos correlatos;
• fornece, em muitos casos, medicamentos de alto custo;
• tem baixo valor de contribuição, em comparação com os planos de saúde, principalmente para os menores graus hierárquicos;
• perdoa a dívida de titulares falecidos ou a que extrapole a capacidade de pagamento do beneficiário;
• possibilita atendimento no exterior, em casos específicos;
• proporciona evacuação terrestre e aeromédica; e,
• não onera o usuário com aumentos das contribuições decorrentes das mudanças de faixa etária.
Todos os militares e servidores civis diretamente envolvidos no gerenciamento do FUSEx têm perfeita noção do excepcional papel social que o Fundo desempenha, amparando todos os que dele realmente necessitam, principalmente nos momentos de grande aflição pessoal ou familiar, motivados por enfermidades graves. E este reconhecimento é confirmado por depoimentos de inúmeros militares que, nesses momentos de grande dificuldade, puderam confirmar que o FUSEx foi o suporte que os amparou e minimizou seu sofrimento, fornecendo recursos para um atendimento médico-hospitalar de qualidade a todos os beneficiários, independente de seu grau hierárquico ou valor de sua contribuição, o que não seria viável caso o Fundo não existisse. Verifique sua ficha financeira, com os descontos implantados ou a serem implantados em contracheque. Após entrar na página do DGP, acesse “informações do pessoal” e escolha a opção “verificar a minha Ficha Financeira (FUSEx)”.
TEMA |
ASSUNTO |
LEGISLAÇÕES PARA ANÁLISE DE CADASTROS E RECADASTRAMENTOS DE BENEFICIÁRIOS DO FUSEx |
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ASSISTÊNCIA MÉDICO-HOSPITALAR AOS BENEFICIÁRIOS DO FUSEx |
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ACIDENTE EM SERVIÇO | |
APOIO AOS BENEFICIÁRIOS ENCAMINHADOS PARA OUTRA RM |
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ASSISTÊNCIA DE BENEFICIÁRIOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS | |
ASSISTÊNCIA MÉDICO HOSPITALAR AOS BENEFICIÁRIOS DO FUSEx (IR 30-38) |
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ASSISTÊNCIA MÉDICO HOSPITALAR NO EXTERIOR |
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(SAMEx) ATENDIMENTO E ENCAMINHAMENTO DE EX-COMBETENTES, PENSIONISTAS E SEUS DEPENDENTES).
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APH ASSISTENCIAL EM ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR DO EXÉRCITO |
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CAPACIDADE DE PAGAMENTO. |
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COMISSÕES PROFISSIONAIS (ÉTICA MÉDICA, REVISÃO DE PRONTUÁRIOS LISURA E INFECÇÃO HOSPITALAR) |
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CONCESSÃO DE LICENÇAS |
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CONTRIBUIÇÃO MENSAL OBRIGATÓRIA PARA O FUSEX |
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CONTRIBUIÇÃO POR MILITAR EN LTIP |
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EXERCÍCIOS DE FUNÇÕES QUE EXIGEM QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL |
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EVACUAÇÃO E TRASLADOS DE CORPOS
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HOTELARIA HOSPITALAR |
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IGFUSEX |
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INSPEÇÃO DE SAÚDE / PERÍCIAS MÉDICAS |
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MEDICAMENTO DE ALTO CUSTO |
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POSTO MÉDICO DE GUARNIÇÃO |
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PRESTAÇÃO DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE SUPLEMENTAR DOS SERVIDORES CIVIS (PASS) |
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RADIAÇÃO IONIZANTE |
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RESSARCIMENTO E RESTITUIÇÃO PELO FUSEx |
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SUPRIMENTO DE MATÉRIA DE SAÚDE EM TEMPO DE PAZ |
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ASSISTÊNCIA DE BENEFICIÁRIOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS. |
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ATUAÇÃO DO GESTOR E DO FISCAL DE CONTRATOS, NO ÂMBITO DO COMANDO DO EXÉRCITO |
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